Artigos

Ingredientes de uma receita de sucesso / dezembro de 2019

Há pouco mais de quatro anos, em abril de 2015, eu retornava à Coordenação do Curso de Jornalismo da UniCarioca. Tão desafiadora quanto as breves passagens anteriores, desta vez havia uma substancial diferença na empreitada: o MEC havia aprovado as Diretrizes Curriculares Nacionais para a graduação em Jornalismo, e era preciso ••• Para ler na íntegra o artigo publicado no LinkedIn, clique aqui.


Nosso país, quatro anos depois / junho de 2017

Quatro anos é o tempo entre duas Copas do Mundo, entre duas Olimpíadas de Verão, entre duas eleições para presidente, governadores e prefeitos. A cada quatro anos fevereiro ganha um dia a mais. Quatro anos é o tempo médio de um curso superior. Quatro anos é tempo para modificar uma vida. Talvez um país. Há exatos quatro anos ••• Para ler na íntegra o artigo publicado no portal Blasting News, clique aqui.


Dois presos, duas medidas / abril de 2017

Alunos de jornalismo: preocupem-se desde já com o cuidado ao exercerem sua profissão. O bom e útil jornalismo tem que ser a favor da verdade dos fatos, não a favor de "verdades que o povo quer ouvir" ou de "verdades que eu acredito". Adriana Alcelmo, acusada de integrar quadrilha criminosa, foi liberada não porque tinha prisão provisória (ainda aguardando julgamento) e filhos até 12 anos de idade ••• Para ler na íntegra o artigo, clique aqui.


Os 'três Marcelos' / outubro de 2016

Ao final do primeiro turno, Marcelo Freixo tinha muito o que comemorar: a chegada ao segundo turno significava, simultaneamente, deixar o PMDB fora da disputa pela Prefeitura do Rio, passar a ter o mesmo tempo de exibição no rádio e na TV que seu opositor e a possibilidade de “virar o jogo” em menos de um mês, já que poderia absorver votos de candidatos derrotados ••• Para ler na íntegra o artigo publicado no jornal online Dialogado, clique aqui.


Marketing cultural: a Coca-Cola e o Rock in Rio 2011 / abril de 2012

Investir num projeto cultural é mais que apenas pagar para exibir sua marca associada a um evento. Supõe interesses comuns - e benefícios mútuos também. Eventos de grande porte, como o Rock in Rio, costumam ter apenas um grande patrocinador por segmento. Assim, estes parceiros surgem como "o banco oficial", "a cerveja oficial" e "o refrigerante oficial" ••• Para ler na íntegra o artigo publicado na revista Ensaios Acadêmicos, clique aqui.


Quem mais investe na área / abril de 2012

Tudo começou na aula de Marketing Cultural no dia 27 de fevereiro, na Universidade Candido Mendes, em que falei do investimento que as empresas brasileiras fazem em cultura - motivadas tanto pelos benefícios fiscais que poderão obter quanto pelo marketing que certamente farão em torno do investimento, mesmo sem redução de impostos devidos. E lancei ••• Para ler na íntegra o artigo publicado no blog Marketing Cultural, clique aqui.


Ídolos não morrem / setembro de 2011

Todo profissional possui ídolos e pessoas que lhe servem de exemplo e referência dentro de sua área de atuação. John Lennon era fã de Chuck Berry e ao mesmo tempo ídolo de milhares de outros jovens cantores. Schumacher já declarou diversas vezes sua admiração por Ayrton Senna, que por sua vez foi fã de Fangio e Fittipaldi – este último também ídolo de Nelson Piquet. ••• Para ler na íntegra o artigo publicado na Revista da Comunicação, clique aqui.


Jornalismo, área de risco / setembro de 2010

Quando inicio o semestre letivo falando aos aspirantes a jornalistas – em sua maioria jovens recém-saídos do Ensino Médio – sobre as áreas de futura atuação profissional, sempre pergunto se alguém já decidiu se quer ser repórter, editor, fotojornalista, assessor e imprensa... Diante de tantas opções, aponto que um dos caminhos para se chegar ao que se quer ser é ••• Para ler na íntegra o artigo publicado na Revista da Comunicação, clique aqui.


Mudanças ortográficas: analisando as primeiras consequências / janeiro de 2010

Se você (ainda) sentiu falta de algo neste título, acostume-se de vez com a ideia: o trema caiu. E o acento agudo de “idéia” e outras palavras com ditongo aberto (ei e oi) também desapareceu. Tudo isto é resultado do acordo entre quatro países de língua portuguesa – Brasil, São Tomé e Príncipe, Portugal e Cabo Verde – para unificação da ortografia, que entrou em vigor em janeiro de 2009 ••• Para ler na íntegra o artigo, clique aqui.


À propósito do Dia do Mestre / outubro de 2007

No mês em que se comemora o Dia do Professor, as atenções se voltam para os educadores das criancinhas, os que dão os primeiros passos na arte (sim, uma arte) de ler e escrever, de somar e subtrair. São estes a maioria dos professores de nosso país, vítimas do processo de aprovação automática hoje quase dominante em nossas cidades, trabalhando por salários inferiores ••• Para ler na íntegra o artigo, clique aqui.


O sonho que se tornou realidade / março de 1997

É impossível negar que nas últimas décadas a história do bairro de Piedade esteve intimamente ligada à Universidade Gama Filho. Tudo começou no ano de 1939, com o modesto Ginásio Piedade, contabilizando 136 alunos em cinco salas de aula. Tempos depois, o Ginásio virava Colégio e iniciava-se a destacada atuação da Gama Filho no esporte, a partir das aulas ministradas pela nadadora Maria Lenk ••• Para ler na íntegra o artigo, clique aqui.