Música

Regente, instrumentista e cantor

Em 1988, AJ, seu irmão Fabiano José e o amigo Charles Alexandre criaram a banda Ideia Abstrata, que durante 25 anos se apresentou com um repertório composto basicamente por canções de rock nacionais e internacionais dos anos 80. A mais duradoura formação do grupo (foto abaixo, da esquerda para a direita) incluiu Fabiano (baixo e vocais), Flávio Veloso (voz e guitarra solo), Marcelo Guerra (bateria), AJ (voz e teclados) e Charles (voz e guitarra base).

Ouça abaixo trechos de quatro gravações ao vivo da banda Ideia Abstrata, todas feitas no mês de junho de 2013.

Ask (ao vivo) - Ideia Abstrata
(voz e gaita: AJ Chaves;
guitarras: Charles Alexandre e Flávio Veloso;
baixo: Fabiano Chaves; bateria: Marcelo Guerra)

Rádio Pirata (ao vivo) - Ideia Abstrata
(voz e teclado: AJ Chaves;
guitarras: Charles Alexandre e Flávio Veloso;
baixo: Fabiano Chaves; bateria: Marcelo Guerra)

You give love a bad name (ao vivo) - Ideia Abstrata (voz: AJ Chaves; guitarra solo/vocal: Flávio Veloso;
guitarra base/vocal: Charles Alexandre;
baixo/vocal: Fabiano Chaves; bateria: Marcelo Guerra)

Another brick in the wall - Ideia Abstrata (guitarra solo: Flávio Veloso; guitarra base: Charles Alexandre;
baixo: Fabiano Chaves; teclado: AJ Chaves;
bateria: Marcelo Guerra)


Após cantar no Coral Todo Tom, da UFRJ, por quatro anos, no grupo Música & Voz por igual período, e no Coral Municipal de São Gonçalo por um ano, AJ ingressou no coral Servos da Paz, regido por sua esposa, Jocélia.

Um ano depois, ele próprio assumiu a regência do grupo, na qual permaneceu por 18 anos. Ao longo deste período, conduziu centenas de apresentações, incluindo diversas cantatas de Páscoa e de Natal. Também criou para o grupo diversos arranjos, em quatro vozes, de composições religiosas e seculares, além de produzir arranjos instrumentais utilizando um teclado com gravação em até oito canais. E agregou ao grupo sua experiência na área de produção de eventos: o Coral Servos da Paz realizou por sete anos consecutivos o Encontro de Corais do Patronato, que reuniu alguns dos melhores grupos vocais de São Gonçalo, Niterói e Rio de Janeiro.


Veja também: DJ, produtor e professor.
Crédito das imagens acima: Jorge Silva (AJ cantando no Baile dos Ciganos, 1992); Bruna Chaves (fotos dos integrantes da banda com montagem de AJ Chaves, 2009) e Vitor Marinelli (AJ regendo o Coral Servos da Paz durante o 3º Encontro de Corais do Patronato, 2008)