Música
Regente, instrumentista e cantor
TweetarEm 1988, AJ, seu irmão Fabiano José e o amigo Charles Alexandre criaram a banda Ideia Abstrata, que durante 25 anos se apresentou com um repertório composto basicamente por canções de rock nacionais e internacionais dos anos 80. A mais duradoura formação do grupo (foto abaixo, da esquerda para a direita) incluiu Fabiano (baixo e vocais), Flávio Veloso (voz e guitarra solo), Marcelo Guerra (bateria), AJ (voz e teclados) e Charles (voz e guitarra base).
Ouça abaixo trechos de quatro gravações ao vivo da banda Ideia Abstrata, todas feitas no mês de junho de 2013.
Após cantar no Coral Todo Tom, da UFRJ, por quatro anos, no grupo Música & Voz por igual período, e no Coral Municipal de São Gonçalo por um ano, AJ ingressou no coral Servos da Paz, regido por sua esposa, Jocélia.
Um ano depois, ele próprio assumiu a regência do grupo, na qual permaneceu por 18 anos. Ao longo deste período, conduziu centenas de apresentações, incluindo diversas cantatas de Páscoa e de Natal. Também criou para o grupo diversos arranjos, em quatro vozes, de composições religiosas e seculares, além de produzir arranjos instrumentais utilizando um teclado com gravação em até oito canais. E agregou ao grupo sua experiência na área de produção de eventos: o Coral Servos da Paz realizou por sete anos consecutivos o Encontro de Corais do Patronato, que reuniu alguns dos melhores grupos vocais de São Gonçalo, Niterói e Rio de Janeiro.
Veja também: DJ, produtor e professor.
Crédito das imagens acima: Jorge Silva (AJ cantando no Baile dos Ciganos, 1992); Bruna Chaves (fotos dos integrantes da banda com montagem de AJ Chaves, 2009) e Vitor Marinelli (AJ regendo o Coral Servos da Paz durante o 3º Encontro de Corais do Patronato, 2008)