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Ingredientes de uma receita de sucesso
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Há pouco mais de quatro anos, em abril de 2015, eu retornava à Coordenação do Curso de Jornalismo da UniCarioca. Tão desafiadora quanto as breves passagens anteriores, desta vez havia uma substancial diferença na empreitada: o MEC havia aprovado as Diretrizes Curriculares Nacionais para a graduação em Jornalismo, e era preciso adequar a oferta do bacharelado às normas aprovadas. Agarrei o desafio, e me propus duas metas: ampliar tanto a base de alunos do curso quanto sua visibilidade.

Aquele era um ano festivo para a UniCarioca, que completava duas décadas e meia a serviço da educação superior de qualidade, e os 25 anos da instituição coincidiam com os 20 anos do antigo curso de Comunicação Social, depois desmembrados. Exatos 10 anos após inaugurar o Núcleo de Comunicação e Novas Mídias (Nucom), desta vez participei do lançamento da Agência Experimental de Comunicação (Agecom), um projeto tocado pelas coordenações de Design, Jornalismo e Publicidade, e que desde então aproxima ainda mais nossos alunos da realidade do mercado com clientes reais.

Propus que a instituição sediasse o 7º Encontro de Professores de Jornalismo do Rio de Janeiro, e recebi total apoio da Reitoria e da Diretoria Acadêmica. O evento, realizado em parceria com o Fórum Nacional dos Professores de Jornalismo (FNPJ) e com apoio da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), foi um sucesso: no dia 17 de agosto, professores, pesquisadores e profissionais de Jornalismo do estado do Rio de Janeiro, além de alunos de graduação e pós-graduação, realizaram intenso intercâmbio de informações, experiências e metodologias de ensino e pesquisa, tendo como tema principal as DCN de Jornalismo.

Já no final daquele ano, os resultados começaram a aparecer: o curso de Jornalismo da UniCarioca foi, pela primeira vez, listado entre os melhores do país pelo Guia do Estudante, da Editora Abril. Como esta escolha é feita por professores pareceristas, certamente contribuiu para o resultado a realização do Encontro de Professores na UniCarioca, além do retorno da participação de alunos e professores da instituição na Exposição da Pesquisa Experimental de Comunicação (Expocom), após mais de 10 anos ausentes.

Ao mesmo tempo em que um grupo de docentes discutia o novo currículo de Jornalismo, o crescimento no número de alunos matriculados - em percentual superior aos demais cursos de graduação - passou a exigir contratações de professores, feitas criteriosamente, a fim de assegurar a pluralidade que a nova grade demandaria, bem como o equilíbrio entre titulação e experiência profissional. Os docentes que já atuavam no curso foram estimulados a qualificar-se, e finalmente em 2019.2 alcançamos no Curso de Jornalismo o percentual de 100% de professores mestres e doutores.

Neste meio tempo, tivemos ainda a criação do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação (Neicom), o aumento da participação docente e discente no Intercom e na Expocom, a criação do Sarau Carioca (parceria do Curso de Jornalismo com a Biblioteca), do Curso de Extensão em Jornalismo Esportivo e do Clube do Livro de Jornalismo, e diversos eventos voltados aos alunos - como o UniCarioca em Foco (Encontro de Fotografia), o TCCine, o Encontro de Jornalismo, Publicidade, Marketing & Design, e ainda o Congresso de Comunicação Carioca (ComuniCar), que em 2017 foi finalista do Prêmio Professor Imprensa, ficando entre os mais votados na categoria "Evento / Semana de Comunicação".

A comunicação com a coordenação de curso foi estreitada, através de dois grupos fechados no Facebook - um só para estudantes, outro somente para alunos egressos - e uma comunidade de Jornalismo no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Os bons resultados alcançados foram fundamentais para que o curso se tornasse, em 2018, o maior em número de alunos entre todos os cursos de Jornalismo do Rio de Janeiro, superando mil alunos. Ajustes feitos nos sistemas de ensino e avaliação pela Coordenação Pedagógica e pela Direção Acadêmica (como as provas colegiadas de eixo básico e a adoção de metodologias ativas em diversas disciplinas) também colaboraram sobremaneira com a aprendizagem.

Tudo isso tornava particularmente significativo, para mim, o Enade 2018. Seria o primeiro exame em que os alunos avaliados estiveram sob minha coordenação, de ponta a ponta do curso. E o fato de sermos o maior curso em número de alunos também seria um desafio: afinal, quanto mais alunos matriculados, e mais plural o grupo de alunos, mais difícil seria - em tese - garantir um resultado que expressasse nossa formação singular. Demonstrando a eficiência e o acerto de todas as ações tomadas, derrubamos a tese. Resultados recém-divulgados pelo MEC comprovaram que a UniCarioca tem agora O MAIOR e O MELHOR curso de Jornalismo do estado (eu já sabia!).

Deixamos para trás não só todas as instituições de ensino particulares, mas também as públicas (federais e estadual). “De quebra”, nosso resultado ajudou a UniCarioca a manter o conceito 4 (em um máximo de 5) no Índice Geral de Cursos (IGC), classificando-a, pelo sétimo ano consecutivo, como o melhor centro universitário privado do Rio, e agora entre os dez melhores do Brasil.

Definitivamente, esta não é uma conquista individual, mas - sem falsa modéstia - me sinto muito orgulhoso ao olhar para trás e ver que cada decisão que tomei, cada professor que contratei, cada discussão que travei nas reuniões de colegiado ou ao longo dos semestres letivos, cada oportunidade de curso ou estágio divulgada aos alunos nos fizeram chegar até esse resultado.

Parabéns a cada aluno que participou do Enade, a cada professor que faz a diferença em sala, a cada estudante de Jornalismo que acreditou no projeto da UniCarioca. Preferi não citar nomes, com receio de me esquecer de alguém, mas espero sinceramente que todos os que participaram desta conquista se sintam representados e homenageados aqui. E vamos em frente, juntos!


AJ Chaves é jornalista e mestre em Ciência da Informação.

Artigo publicado no LinkedIn, em 14 de dezembro de 2019.
Permitida a reprodução, desde que com a citação de autor e fonte.
Crédito da imagem acima: montagem - AJ Chaves.